quarta-feira, 18 de outubro de 2017

O que aprendi com as placas tectônicas


A ideia de que moramos em cascas descontínuas e flutuantes num mar de magma que pode a qualquer momento causar grandes desastres terrestres sempre me apavorou. Essas “cascas”, que os livros escolares chamam de “placas tectônicas”, podem se movimentar de forma convergente (se chocando e originando elevações, como cordilheiras), divergente (quando se afastam, dando lugar a explosões magmáticas) ou transformante (quando deslizam, causando terremotos). Nos 3 casos, o movimento de uma placa influencia a outra e causa modificações no relevo terrestre. 


Nós somos placas tectônicas flutuando num mar de sentimento magmático. Basta um pequeno movimento da placa vizinha pra gente convergir, divergir ou transformar. Nenhuma novidade até aqui. O problema acontece quando essa movimentação ganha dinamicidade virtual: Fulana posta em sua rede social a defesa da posição X, Ciclano comenta defendendo a posição Y... Batalha virtual anunciada. Quem chega deve se posicionar: joga no meu time ou é adversário? Só se vê o bom e o mau. Se não está comigo, está contra mim. 

Tudo bem discordar, mas nada bem quando isso acontece com base em conceitos superficiais etiquetados por estereótipos. O “coxinha”, o “petralha”, a “puta”, o “bicha”. 

Essa polarização nos cega para questões mais urgentes e profundas num país em que ejacular em uma mulher dentro do ônibus ou torturar a filha com fios elétricos por ter perdido a virgindade pode ser mais aceitável que alguns tipos de arte ou de amor, e os que se consideram “doentes” estão “livres” para buscar a “cura”. Isso sem falar do nosso sistema político, que atualmente se encontra dançando no ritmo Ragatanga. 

Não precisamos concordar com todo mundo e muito menos amar a todos. Eu, particularmente, não concordo com muita coisa e não amo muita gente. Mas é preciso se posicionar com argumentos e responsabilidade, não ofensas. Vamos pensar juntos nossos movimentos tectônicos, afinal boiamos todos no mesmo magma.

C.S.S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário